Projetando um robô - parte 1: Referências

Estou criando um robozinho novo. E a ideia é ir postando aqui a evolução disso para que fique devidamente documentado e para eu conseguir depois lembrar as razões por trás das decisões que eu for tomando ao longo do projeto. Uma vez eu falei em um vídeo com a Júliaque os robôs legais mesmo são os robôs bípedes. Nenhum demérito para os robôs com rodas ou esteiras (Wall E, não se magoe!

Como instalar impressora HP Laserjet 1020 no Manjaro (Arch Linux)

O Manjaro já vem com muitas coisas interessantes logo na instalação inicial. Uma das que mais me impressionou foi o Steam. Outra coisa que já vem “de fábrica” é o suporte a impressoras diversas, inclusive as da HP. Só que eu tenho um eterno com a minha boa e velha HP Laserjet 1020, que comprei em 2007 para estudar para concursos e 14 anos depois continuo usando para imprimir partituras e textos.

Dumont Fest - Porque vai ter quórum!!

Em 17 de fevereiro de 2019, durante a Campus Party Brasil (CPBR12), realizada no Expo Center Norte em São Paulo/SP, representantes de vários hackerspaces do Brasil se encontraram para conversar sobre o funcionamento dos espaços em suas cidades ou a intenção de abrir novos espaços ou fomentar maior participação nos espaços existentes. Uma questão comum a todos os espaços é a dificuldade de atrair pessoas. Parece que tirar as pessoas de casa é uma tarefa bem difícil.

Instalando Cyanogenmod no Moto G

Instalando o Cyanogenmod 11 no Moto G (3G ou 4G) Objetivo Há algum tempo eu penso em diminuir a minha dependência do Google. Sair do Blogger/Blogspot foi um passo, reduzir o uso do Gmail foi outro e agora estou querendo me livrar do Android. Houve uma oficina de roms personalizadas no Calango, mas eu perdi! Então vou me virar por conta própria. Vamos juntos? A vítima: Moto G Na minha casa há dois celulares Moto G da Motorola.

Tretas de hackerspace

No Calango Hacker Clube, nosso hackerspace em Brasília, as coisas acontecem assim: toda vez que surge uma necessidade, surge também uma solução. Mágica? Não. Autoorganização. Nós temos um lema no Calango: quem inicia a treta busca os meios para resolvê-la. O termo “treta” gera controvérsias. No sentido comum, treta é confusão, um mal entendido, problema. No Calango, treta é demanda. Somos todos voluntários e não existe uma divisão de tarefas clara.

Niv Sardi no Calango

Em 15 de dezembro de 2015, o argentino Niv Sardi nos visitou no Calango. Niv Sardi é um dos desenvolvedores do The Butter Project e nos ensinou muitas coisas interessantes. Antes que ele começasse a falar, nosso amigo Faísca fez uma breve introdução. Faísca nos lembrou do envolvimento de Niv Sardi em um Encontro Estratégico de Software Livre e frisou a necessidade de se pensar o software livre como ferramenta estratégica.