Estou criando um robozinho novo. E a ideia é ir postando aqui a evolução disso para que fique devidamente documentado e para eu conseguir depois lembrar as razões por trás das decisões que eu for tomando ao longo do projeto.

Robô em chapa de hambúrguer, do filme O Milagre Veio do Espaço

Uma vez eu falei em um vídeo com a Júlia que os robôs legais mesmo são os robôs bípedes. Nenhum demérito para os robôs com rodas ou esteiras (Wall E, não se magoe!), mas eu acho mais legal quando os robôs têm pernas.

Na minha infância, eu adorava assistir os filmes de Steven Spielberg e um que me marcou muito foi “O Milagre Veio do Espaço” (Batteries not included, em inglês, de 1987). Neste filme, algumas naves extraterrestres se transformam em robôs com duas pernas para ajudar moradores de um prédio vítimas de gentrificação.

Claro que eu não sabia o que era gentrificação quando era criança (aprendi esses dias), mas os robôs me impressionaram muito e essa memória voltou esses dias, quando comecei a pensar em fazer esse novo robô.

Robôs do filme O Milagre Veio do Espaço

Outro robô que me marcou muito foi o ED-209, um robô do tipo mecha que enfrenta o Robocop no filme do mesmo ano, 1987.

ED209, o robô vilão no filme Robocop

Minha primeira versão do projeto, seguindo essas referências, ficou assim:

Vista lateral do projeto, desenhado com caneta Bic em folha de caderno

Para quem prefere um desenho mais técnico, com indicação das dimensões, segue outra versão:

Componentes da cabeça do robô, com uma régua ao lado para referência

A ideia agora é seguir selecionando os componentes, projetando peças a serem impressas em 3D, testar algumas ideias e por aí vai.

Obrigado por acompanhar!